DGAJ inaugura exposição de escultura no seu Espaço de Exposições
No próximo dia 1 de junho irá abrir ao público uma exposição de escultura de Luís Morais, intitulada "Do lixo ao luxo | ferro com alma".
Esta exposição poderá ser visitada entre os dias 1 e 29 de junho, das 9h00 às 19h00, no Espaço de Exposições da DGAJ, Campus da Justiça, Edifício H, piso 0 em Lisboa.
A entrada é livre.
Veja o vídeo desta exposição de escultura de Luís Morais.
Luís Morais nasceu em Atalaia, Montijo, em 1970. Aqui cresceu e vive desde sempre. Professor, atualmente a trabalhar em Lisboa no Instituto dos Pupilos do Exército onde leciona várias disciplinas de carater técnico e tecnológico.
Mestre em Ensino de Educação Visual e Tecnológica – ESE Setúbal (2013), Pós-Graduação em Ensino de Educação Visual e Tecnológica – ESE Setúbal (2012), Licenciatura em Ensino de Educação Tecnológica – Universidade Aberta (2000) e Bacharelato em Engenharia Eletrotécnica – EST Setúbal (1995).
A ideia de criar estas peças surge em contexto de sala de aula no âmbito da reciclagem de materiais. Tendo pouca sensibilidade para trabalhar com papel ou plástico, decidiu avançar para algo com que trabalha desde miúdo, tendo aprendido com o melhor dos melhores, o seu Pai.
Há 40 anos que trabalha com metais ferrosos no âmbito da serralharia artística e industrial. Passar do “Lixo ao Luxo” foi um pequeno passo.
As peças aqui apresentadas são elaboradas em ferro e aço e maioritariamente com materiais reciclados ou em fim de vida. São unidas por dois processos de soldadura a arco elétrico, com elétrodo revestido (inverter) ou sistema MIG com gás inerte (semiautomática).
Já expôs alguns trabalhos no Museu Militar, Museu de Marinha e Claustros do Instituto dos Pupilos do Exército em Lisboa. Além disso, fez algumas exposições exclusivamente suas em algumas instituições/associações na terra onde nasceu, Atalaia.