O Espaço de Exposições da Direção-Geral da Administração da Justiça tem como objetivo divulgar a Arte, nas suas diversas vertentes, junto dos funcionários da Direção-Geral, dos funcionários de justiça e do público.
Morada
Campus de Justiça, edifício H
Av. D. João II, n.º 1.08.01 D/E, Piso 0
1990-097 Lisboa
Horário
Dias úteis das 9h00 às 19h00.
Exposição em curso: "Changing transparency"
Está patente ao público, desde 5 de novembro e até 6 de dezembro, no Espaço de Exposições da DGAJ, uma exposição de Antonieta Martinho intitulada "Changing transparency" com a curadoria de Ana Maria Catarino-Doria.
***
Antonieta Martinho é licenciada em Medicina e estudou artes plásticas no Centro Artístico NextArt em Lisboa entre 2005 e 2009. Frequentou a licenciatura de Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa entre 2009 e 2014 e realizou o Curso Prático de Pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes. Dedica-se exclusivamente à sua arte desde 2009.
As obras expostas são de 2016/19 e mostram duas vertentes que se entrecruzam, a pintura e o objeto.
Foi através da utilização e da manipulação de um novo material, cujas características de transparência e brilho levaram a artista a pesquisar, a desenvolver novas técnicas de pintura e a começar, para além do campo bidimensional, a realizar trabalhos no tridimensional.
Desde sempre, a sua abordagem conceptual esteve ligada ao conceito da paisagem, as paisagens que constrói, o pouco que vê e como o vê. Interessa-lhe mostrar a paisagem abstrata como uma parte da imagem de um todo figurativo. Nela expõe a natureza caótica das coisas e a ordem que a natureza humana imprime.
Nesta exposição a artista pretende recriar e modificar a característica original do suporte transparente e explorar os principais elementos da pintura cor, forma e vazio, o que permite a construção de um cenário em que a pintura/paisagem e o espetador são os protagonistas.
A exposição pode ser visitada entre os dias 5 de novembro e 6 de dezembro de 2019 das 9h00 às 19h00. A entrada é livre.