Harmonia de cores: exposição de pintura de Abílio Marcos
Entre 29 de maio e 2 de julho o Espaço de Exposições da DGAJ recebe obras de Abílio Marcos.
Cartaz da exposição de Abílio Marcos
É natural de Maceira, Sintra. Começou a utilizar a pintura como forma de expressão no início de 1990. Dos 4 aos 14 anos viveu em França e de 2001 a 2003 nos Estados Unidos da América. Da sua passagem pelos Estados Unidos da América veio-lhe a inspiração que só países como este, de mentalidades abertas, poderiam produzir.
O artista utiliza tinta a óleo, acrílico e alguma técnica mista e classifica a sua pintura como expressionismo abstrato. Os seus trabalhos têm significados escondidos e a conjugação de jogos de cores e formas enchem o olhar de quem vê.
Participou em mais de 150 exposições individuais, em Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica e EUA. Desde 1992 realizou mais de 100 exposições coletivas.
Está representado em vários museus, câmaras municipais, juntas de freguesia e coleções particulares em Portugal, Espanha, França, Bélgica e EUA. Aparece referenciado em diversas publicações nomeadamente:
- Guia D´Arte
- Anuário das Artes Plásticas, Estar Editora, (desde 1995).
- 50 Anos de Pintura e Escultura em Portugal, Cancela Leite (coord.), Universitária Editora, Lisboa, 1999.
- Pintura Contemporânea Portuguesa, 100 Pintores, Vários, Chancela Real, 2008.
Veja o vídeo da exposiçao de Abílio Marcos.
O Espaço de Exposições da DGAJ é de entrada livre e localiza-se no átrio do Edifício H do Campus de Justiça de Lisboa. O horário é das 9h00 às 19h00 todos os dias úteis.