Ir para Conteúdo principal
Direção-Geral da Administração da Justiça

Noticias da DGAJ

Exposição de Miranda Brito: Fragmentos de Retalhos

Entre 4 de setembro e 1 de outubro o Espaço de Exposições da DGAJ recebe uma exposição de José Carlos Miranda Brito intitulada Fragmentos de Retalhos.
02 set 2025, 12:00
Efeitos. Acrílico sobre tela de Miranda Brito, 2024.
Efeitos. Acrílico sobre tela de Miranda Brito, 2024.

Miranda Brito nasceu em Angola a 23 de agosto de 1966. Devido à guerra civil em Angola vai, com a família, para a ilha de Santo Antão em Cabo Verde e aí fica durante alguns anos da sua juventude. 

Termina os estudos secundários em Setúbal e ao mesmo tempo inicia a sua aprendizagem em artes plásticas, pois desde cedo manifestou uma sensibilidade para esta área assim como para a música, chegando mesmo a construir instrumentos musicais de cordas. Nos anos 80 conclui o Curso de Fotografia promovido pelo Centro de Juventude de Setúbal. 

Sempre manifestou um desejo insaciável pela aprendizagem na área das artes plásticas, tornando-se um dos primeiros alunos a frequentar o Atelier-Escola Casa de Aprender da artista plástica e professora Dilia Fraguito Samarth. Durante os quatro anos de aprendizagem, demonstrou ser muito dotado nas disciplinas de desenho básico, desenho de figura humana e pintura a óleo. Neste Atelier-Escola, teve oportunidade de conhecer nos anos 90, os artistas plásticos Viteix, Francisco Van-Dúnen “Van”, Magina, Filomena Coquenão, Inácio Matsinhe e o historiador indiano Anil Samarth.

Impulsionado pelo dinamismo de um amigo setubalense, o artesão Zeca Gregório, Miranda Brito participa pela primeira vez numa exposição coletiva no Museu de Setúbal. Inicia então um tempo de rica participação em exposições coletivas e individuais, sempre numa busca de novas expressões e mensagens.

O Espaço de Exposições da DGAJ é de entrada livre e localiza-se no átrio do Edifício H do Campus de Justiça de Lisboa. 
O horário é das 9h00 às 19h00 todos os dias úteis.