Ir para Conteúdo principal
Direção-Geral da Administração da Justiça

Noticias da DGAJ

Espaço de Exposições da DGAJ: nova exposição a partir de 6 dezembro

Exposição de José Freire intitulada "Outra Arte" mostra obras de azulejo alicatado e irá decorrer até 4 de janeiro.
02 dez 2022, 16:14
Obra de José Freire
Obra de José Freire "Passeio na floresta", alicatado sobre choupo.

José Veiga Freire nasceu em 1946 no Fundão. Após ter cessado a sua atividade profissional, aumenta o seu percurso artístico através duma intensa observação dos materiais e formas de trabalhar o azulejo. 
Apaixonado pela arte do mosaico e pela azulejaria, percorreu vários pontos do País e da Europa, preocupando-se sempre por conhecer as técnicas e obras dos grandes mestres deste tipo de arte. 

Procurando sempre fazer algo de inovador e diferente, inicia como autodidata, a sua própria forma de trabalhar os materiais, criando e recriando com pedaços de azulejos, variados tipos de quadros, painéis e peças tridimensionais decorativas, constituindo uma genuína e peculiar arte de esculpir o azulejo. 

Inspira-se na arte do mosaico, nas várias correntes da azulejaria e na técnica do “alicatado” (em voga nos séculos XVI e XVII) para exprimir a sua arte. 
Entre as obras que trabalha, exclusivamente com pedaços de azulejo (e sem utilização de quaisquer tintas), destacam-se a recriação de pinturas e desenhos de artistas célebres, a par da execução das suas próprias peças. 

Tem atelier em Azeitão, onde desenvolve a sua atividade artística, contando com várias exposições individuais e coletivas.


"José Freire - O Mestre do Alicatado

Elevando o 'alicatado' a uma técnica maior, o artista convoca com o azulejo várias disciplinas plásticas, cultivando todas as dimensões expressivas e os fragmentos de cerâmica coloridos pintam, modelam, esculpem, desenham.

Mas há uma coordenada nas obras de José Freire que me parece ser importante aludir: a capacidade evocativa da infância e de novos imaginários que estas peças transmitem.
Na verdade, somos conduzidos para as recordações e vivências em que o cinzentismo da vida era quebrado pelos luminosos azulejos que bruxuleavam nos nossos caminhos e paisagens.

A arte de José Freire é um pequeno mundo de evocações e de passados, mas também de presentes que reencantam em plurais metáforas os sentidos.
E será esse regresso, a uma real presença do azulejo e das estruturas plásticas 'alicatadas' nas paisagens dos nossos quotidianos domésticos e públicos, que gostaria de ver concretizado e acarinhado.

Bem Haja pela sua arte.”

 
Alcina Cerdeira
Vereadora da Cultura da Câmara Municipal do Fundão


Esta exposição poderá ser visitada entre os dias 6 de dezembro de 2022 e 4 de janeiro de 2023, das 9h00 às 19h00, no Espaço de Exposições da DGAJ, Campus da Justiça, Edifício H, piso 0 em Lisboa.

A entrada é livre.

Veja aqui o que acontece no Espaço de Exposições da DGAJ e também o video da exposição de José Freire, intitulada "Outra Arte"