DGAJ inaugura exposição de pintura de Mário Alvarenga Rua
Irá estar aberta ao público, a partir de 3 de dezembro e até dia 29, uma exposição de pintura intitulada "Miscelânea: uma viagem no tempo pela pintura a óleo" de Mário Alvarenga Rua.
Esta exposição, intitulada "Miscelânea: uma viagem no tempo pela pintura a óleo" é composta por um conjunto de óleos com diferentes temáticas, privilegiando os retratos e os temas relacionados com o mar.
O Espaço de Exposições da DGAJ é de entrada livre e localiza-se no átrio do Edifício H do Campus de Justiça de Lisboa.
O horário é das 9h00 às 19h00.
________________________
Mário Alvarenga Rua (M.A.R.), oficial da Armada reformado, iniciou-se na pintura a óleo em 2002 apenas, depois de terminar a sua carreira profissional, embora a paixão pela arte tenha nascido cedo, inspirada pelos desenhos e óleos que a sua mãe realizava nos anos 50.
Atraído pelo realismo e pelo impressionismo, M.A.R. visitou museus e galerias sempre que lhe foi possível, especialmente durante o período em que viveu em Paris e em que viajou pela Bélgica e pela Holanda (1993-1996).
O impulso para pintar surgiu após a tentativa frustrada de adquirir uma obra que o encantou, numa galeria em Haia. Não tendo sido possível adquiri-la, decidiu recriar a cena a partir de uma fotografia. Iniciou então o seu percurso artístico com o apoio de livros sobre técnicas de pintura de obras de grandes mestres, tendo reproduzido o “Homem do Turbante” de van Eyck como seu primeiro exercício.
Em 2004, foi convidado para expor três das suas obras na Academia de Marinha, incluindo a réplica de uma pintura holandesa que marcou o início da sua trajetória no mundo da pintura a óleo e que foi a sua primeira venda. Desde então, tem concorrido regularmente às bienais de Artes Plásticas que se realizam no Museu de Marinha, além de ter sido o autor de todos os retratos a óleo expostos na galeria dos antigos presidentes da Academia de Marinha.
Ao dedicar-se com afinco à exploração da pintura a óleo, privilegiando os retratos e os temas relacionados com o mar, M.A.R. continua deste modo a transformar a sua paixão em arte.