Ir para Conteúdo principal
Direção-Geral da Administração da Justiça

Noticias da DGAJ

Comarca de Santarém: exposição “40 anos processo-crime atentado Papa”

Foi inaugurada no dia 4 de Novembro de 2022, no Paço dos Condes/Castelo de Ourém, a exposição intitulada "40 anos do processo-crime do atentado de 12 de maio de 1982 contra o Papa João Paulo II".
10 nov 2022, 14:58
Inauguração da exposição
Inauguração da exposição "40 anos do processo-crime do atentado contra o Papa João Paulo II"

Foi inaugurada no dia 4 de novembro de 2022, no Paço dos Condes/Castelo de Ourém, a exposição intitulada "40 anos do processo-crime do atentado de 12 de maio de 1982 contra o Papa João Paulo II".

Na cerimónia de abertura participaram o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, juiz conselheiro Henrique Araújo, a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, o vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura, juiz conselheiro José Lameira, o juiz presidente da Comarca de Santarém, Luís Miguel Caldas, e o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque.

A exposição, idealizada e concebida pelo Tribunal Judicial da Comarca de Santarém e montada com o apoio do Município de Ourém, tem a colaboração institucional da Polícia Judiciária, da RTP-Rádio e Televisão de Portugal, da Direção-Geral da Administração da Justiça, e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. 

Ao longo da exposição é possível percorrer vários painéis que ilustram a história do processo e a repercussão noticiosa que o caso teve na época, destacando-se, entre os objectos expostos, o original do processo-crime, a arma utilizada na tentativa de atentado contra o Papa João Paulo II e a recriação de um gabinete de juiz dos anos 80 do século XX. 

A exposição irá ficar patente ao público até ao dia 31 de dezembro de 2022, podendo ser visitada de terça-feira a domingo nos seguintes horários:

  • 10h00 às 13h00
  • 14h00 às 17h00