Ir para Conteúdo principal
Direção-Geral da Administração da Justiça

Noticias da DGAJ

DGAJ organiza ações de formação sobre Modelo Simples do Balcão+

Estão a ser promovidas, pela DGAJ, 23 ações de formação centradas no denominado "Modelo Simples do Balcão+".
08 jul 2019, 16:48
Logótipo do Balcão+
Logótipo do Balcão+

Integrado no Projeto Justiça + Próxima, o objetivo principal do projeto Balcão + é o atendimento mais próximo e célere dos cidadãos nos tribunais, através da concentração de todos os serviços num único posto de atendimento ao público.

Neste âmbito, estão a ser ministradas 23 ações de formação, cujo enfoque é o denominado Modelo Simples do Balcão +. Estas ações de formação têm uma carga horária de três horas cada, com formandos oriundos quer dos núcleos de menor dimensão da jurisdição comum, quer dos tribunais administrativos e fiscais, num total de 335 oficiais de justiça.

As ações de formação dividem-se em duas partes. Na primeira, descreve-se o funcionamento do balcão de atendimento, incluindo a aplicação informática de gestão do atendimento PROXIMO; na segunda parte procura-se enfatizar a importância da prestação de um atendimento ao público com qualidade, realçando os procedimentos a adotar não só nos casos do atendimento prioritário e preferencial, como também nas situações especiais dos cidadãos com deficiências físicas (invisuais) ou com deficiências sensoriais (paralisia cerebral).

A ligação da aplicação informática de gestão do atendimento PROXIMO aos sistemas de informação CITIUS e SITAF permite o registo de entrada e saída dos intervenientes das diligências, através dos elementos de identificação dos cidadãos, e a obtenção das declarações de presença no balcão de atendimento.

Além deste serviço, estarão também disponíveis nos balcões de atendimento a emissão de registos criminais, a disponibilização de informações legalmente previstas sobre os processos judiciais, a receção de pedidos de certidões e respetivas entregas.