Ir para Conteúdo principal
Direção-Geral da Administração da Justiça

Noticias da DGAJ

DGAJ realiza simulacros em edifícios dos Tribunais

Está em curso um projeto piloto, que se iniciou em dezembro 2021 com um simulacro no Palácio da Justiça da Guarda.
18 fev 2022, 10:57
Simulacro Tribunal da Guarda em dezembro de 2021.
Simulacro Tribunal da Guarda em dezembro de 2021.

A Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro (alterada pela Lei n.º 42/2012, de 28 de agosto) e a Lei n.º 3/2014, de 28 de janeiro aprovam o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho.

É objetivo da Direção-Geral da Administração da Justiça realizar simulacros nos vários edifícios onde se encontram a funcionar os Tribunais.
Neste âmbito, está em curso um projeto piloto desencadeado pela DGAJ tendo-se já realizado, em dezembro 2021, um simulacro no Palácio da Justiça da Guarda.

Através da situação simulada, avaliou-se o desempenho e operacionalidade dos recursos físicos do edifício bem como os meios humanos que integram a Equipa de Segurança do mesmo. 

Foi colocado em prática o plano de emergência contido nas MAP (Medidas de Autoproteção)*, com vista à sua adequação à realidade e à preparação das respostas mais eficazes perante situações reais de perturbação.

A prática de simulacros revela-se muito importante no desempenho das pessoas quando confrontadas com uma situação de emergência pois permite testar e criar rotinas de comportamento dos trabalhadores face a situações de emergência. Por isso, divulgar e aprofundar uma cultura de proteção e segurança é uma prioridade desta Direção-Geral no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho.

Para saber mais sobre esta matéria/temática envie um email para sst.dgaj@dgaj.mj.pt